Unidade II - As organizações e seu ambiente
A teoria das organização não é uma coleçao de fatos;é o modo de pensar sobre as organizações.
A organizações são complexas.Elas afetam fortemente cada aspecto da existenência humana-nascimento,crescimento,desenvolvimento,educação,trabalho,relacionamento social,saúde,e ate mesmo a morte.
Ø SISTEMAS ABERTOS
As organizações podem ser vistas como sistemas abertos,os quais tomam entradas do ambiente,por meio de uma série de atividades.De acordo com o a teoria geral de sistemas,todos os sistemas abertos,quaisquer que sejam(o corpo humano,as organizações,a sociedade ou sistema solar),compartilham certas caractéristicas.
Quatro características que infatizam a natureza adaptativa e dinâmica de todos os sistemas abertos:
· Interação com o ambiente-trocas necessárias para a sobrevivência pela não auto-sufiência dos sistemas;
· Sinergia-o resultado de um sistema aberto é sempre maior do que a soma das partes envolvidas;
· Equilíbrio econômico-processo de manutençao do balanceamento interno,necessário para a sobrevivência,pela obtenção dos recursos do meio ambiente;
· Equifinalidade-alcance doa mesmos resultados por diferentes meios,em condições que são mais do que ligações fixas de causa-efeito,o que significa que recursos podem ser utilizados de muitas maneiras,e ser obtidos(diversos)resultados satisfatórios.
Ø TIPOS DE AMBIENTE ORGANIZACIONAL
· AMBIENTE GERAL
ele consiste em todos os fatores externos a uma organização.Esses fatores representam restrições dentro das quais todas as organizações-negócios,sindicatos,universidades,etc.
Os elementos do ambiente geral são:
* Tecnológico-as forças tecnológicas são desenvolvimentos no ambiente externo que podem causar impacto na organização de dois modos.Por causa das constantes mudanças na tecnologia,os desafios da administração e da organização se tornam mais difíceis de ser enfrentados.
* Econômicos-as forças econômicas são mudanças de estado refletidas desemprego,crescimento do produto interno,taxas de juros.
* Políticos/legais-numerosas leis e inúmeras autoridades caracterizam asa forças políticas,legais e regulatórias no ambiente externo,que exercem indireta,mas forte influência sobre a organização.
* Sócio-culturais-forças culturais e sociais são mudanças no sistema cultural e social,que afetam as ações de uma organização e a demanda por seus produtos ou serviços.
* Internacionais-são forças indiretas que se aplicam quando a organização se apóia em um fornecedor estrangeiro de recursos ou concorre com competidores internacionais.
· AMBIENTE DAS TAREFAS
O ambiente das tarefas(ou ambiente específico)é constituido pelos seguientes elementos:clientes,competidores,fornecedores,reguladores e parceiros estratégicos,que envolvem diretamente cada organização.
Assim, a diferença entre o ambiente gerale o ambiente das tarefas é que o ambiente geral é o limite onde todas as organizações atuam,e o ambiente das tarefas é aqueles mais imediato,no qual uma organização especifica deve operar.
Os elementos do ambiente das tarefas:
* Clientes-pessoas que compram produtos ou serviços de uma organização,e que diferem fortemente em diversas caracteristicas como educação,idade,renda e estilo de vida,ou mesmo outras organizações.
* Pesquisa de clientes-que objetiva o estabelecimento dos consumidores presentes e potenciais.A falha em detectar mudanças nas preferências dos consumidores pode ser bastante custosa para os resultados organizacionais.
* Competidores-organizações concorrentes,com as quais a organização compete por clientes e consumidores e por recursos necessários(tais como pessoas,matérias-primas).Existem dois tipos de competidores:competidores intratipos(ou diretos) e intratipos(ou indiretos).
* Fornecedores-recursos financeiros,energia,equipamentos,serviços e materiais para a produção de produtos ou serviços de êxito no mercado.Fornecedores são organizações que provêem estes recursos,os quais são as suas saídas e as entradas dos compradores.
* Reguladores-elemento do ambiente das tarefas que têm o poder de controlar,legislar ou influenciar as políticas e praticas das organizações.
Existem dois tipos importantes de reguladores.
o Agências reguladoras-órgãos governamentais,criados para proteger o público de certas práticas de negócios,ou para proteger as organizações umas das outras;
o Grupos de interesse-uniões do próprios membros,na tentativa de influenciar organizações,com o sentido de proteger seu negócio.
* Parceiros estratégicos-duas (ou mais)organizações que trabalham juntas (também chamadas aliados estrátegicos)sob a forma de jointventures ou outras parcerias,para facilitar a venda,a distribuição,a divulgação dos produtos e serviços das organizações da parceria.
· Ambiente interno
é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
Os elementos do ambiente interno:
* Proprietários-pessoas com direitos legais de propriedade daqueles negócio.pode ser um único individuo que estabelece e desenvolve um pequeno negócio,parceiros que juntamente estabelecem e dirigem ou não um negócio,investidores individuais que compram ações de uma organização,ou outras organizações.
Empregados-recursos de pessoas,do ambiente externo,a partir doa quais uma organização desenvolve a sua atividade.As pessoas são,talvez,o mais valioso recurso interno de uma organização,porque elas são a sua energia vital.As pessoas provêem conhecimentos,habilidades e dirigem aquilo que cria,mantém e desenvolve as organizações.
Ø ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ü Ela é definida como um sistema de suporte de relacionamentos consistentes entre as várias posições dentro de uma organizaçao.
Ø ÉTICA
ü E um conjunto de valores e regras que definem a conduta dos individuos como certa ou errada.É uma necessidade em todos os niveis da organização de negócios,desde a alta administração até os empregados operacionais,a ética reflete nos costumes e moral estabelecidos e reflete as relações humanas fundamentais que podem variar ao redor do mundo.
Ø ÉTICA ADMINISTRATIVA
ü As caracteristicas éticas que os administradores e outros empregados enfrentam têm crescido de significância nos últimos anos da década de 1990.Esta preocupação é devida à atenção dos acionistas para os efeitos das decisões internas tomadas pelos administradores.
Num sentido mais amplo,a ética inclui:
* Distinção entre a crença;
* Definição de elementos em termos morais;
* Aplicação de principios morais a uma situação.
v Os principios morais e os valores que representam são fundamentais para a ética.
Ø RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social da organização ou responsabilidade social corporativa é a obrigação que uma organização tem de agir de maneira que sirva tanto aos interesses próprios como aos intersses da sociedade.
As organizações não têm ainda uma postura definida e única sobre a responsabilidade social,e estas visões contrastantes se resumem em dois enfoques principais:
· Visão clássica-afirma que a única responsabilidade da administração é conduzir os negócios com o maximo lucro;este é o chamado modelo de acionistas(membro do ambiente externo que é diretamente envolvido com a organização,e afeta por seus resultados operacionais).
Os argumentos deste ponto de vista contra a responsabilidade social corporativa,de acordo com Milton Friedman(um respeitado economista norte-americano)são basicamente:
* Lucros reduzidos de atividades;
* Custos maiores de negócio;
* Diluição do propósito do negócio;
* Poder social demasiado para os negócios.
· Visão sócio-econômica-assegura que qualquer organização deve se interessar pelo bem-estar social externo e não somente pelos lucros corporativos.
Os argumentos desta visão,sustentada por Paul samuelson(outro respeitado economista norte-americano),são:
* Lucros de longo prazo nos negócio;
* Melhor imagem pública dos negócio;
* Negócios podem evitar mais regulamentações governamentais;
* Organizações têm recursos;
* Organizações têm obrigação ética;
* Negócio devem prover melhores condições para cada um(e para todos)
Ø DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO
Nos recentes anos,alguns aspectos sociais têm tido um efeito muito forte no estudo e aplicação do gerenciamento organizacional.Um desses aspectos é a diversidade da força de trabalho.
Diversidade é a existência de diferenças em uma ou mais dimensões importantes tais coomo idade,religião,gênero ou etnia,entre pessoas,grupos ou organizações,ela inclui todos os óbvios e súbitos caminhos nos quais os individuos diferem.mesmo um simples aspecto da diversidade.
Ø ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA
Um modo útil de pensar sobre o crescimento e mudança organizacionais é propiciado pelo conceito de ciclo de vida.Qual sugere que as organizações nascem,crescem(tornanso-se velhas,às vezes)e eventualmente morrem.
Estrutura o sistemas administrativos seguem um padrão justamente prevísivel através de estágios no ciclo de vida.Estágios são sequências de uma atividade que seguem uma progressão natural.
· Estágio de empreendimento-no início da vida de uma organização,a ênfase é na criação de produto e na sobrevivência no mercado de negócios.Os fundadores são empreendedores e devotam todas as energias para as atividades tecnicas de produção e mercadologia.A organização é informal,e não-burocrática.
· Estágio de coletividade-se a crise da liderança é resolvida,uma forte liderança é obtida e a organização começa a desenvolver metas claras e direção.Departamentos são estabelecidos junto com uma hierarquia de autoridade,designações de cargos e um começo de divisão do trabalho.
· Estagio de formalização-estágio que envolve a impelementação e usos de regras,procedimentos e sistemas de controle.A comunicação é menos frequente e mais formal.São adicionadas à organização função e pessoas mais especialistas;a alta administração se torna preocupada com aspectos tais como planejamento e estratégia organizacionais.
· Estágio de elaboração-a solução da crise de burocratização é um novo sentido de colaboração e trabalho de equipe.Por toda a organização administradores desenvolvem habilidades para enfrentar problemas e trabalhar juntos.A burocracia pode ter alcançado o seu limite;o controle social e a autodisciplina reduzem a necessidade de controles formais adcionais.Os administradores aprendem a trabalhar dentro da burocrácia sem aumentá-la,de modo até a simplificar sistemas formais ou substitui-los por força-tarefa e equipes administrativas.