domingo, 19 de junho de 2011

Oi galera, unidade explicando a Teoria Comportamental (VIII)

  Unidade VIII - Teoria Comportamental

Síntese :      
A Teoria comportamental exerce profunda influência  sobre o comportamento humano das administração nas organizações. Trata da motivação humana no ambiente de trabalho. 
Alguns estudiosos como MCgregor, Maslow e Herzberg dedicaram-se a fundamentar a teroria comportamental nas organizações, como a Teoria X e a Teoria Y, enquanto que Likert propõe quatro sistemas organizacionais, destacando tanto um sistema autoritário até um sistema de participação dos grupos.
Segundo a Teoria estudada, todo indivíduo é capaz de tomar decisões, dependendo de fatores ambientais e de acordo com suas convicções. Esta teoria , portanto é focada nas decisões.
Nas organizações os comportamentos : Empresa x Indivíduos(funcionários), os conflitos são comuns à medida que as organizações pressionam seus funcionários a alcançar seu objetivo(lucro), não se importando com a satisfação e objetivos do indivíduo, e vice-versa. 
            

Autores behavioristas propuseram modelos para reduzir ou eliminar os aspectos negativos dos conflitos. Organização x indivíduo, no que diz Relação Comportamental é fundamental para o bom desempenho e objetivos das organizações. Porém a que se destacar a crítica à esta teoria : a ênfase exacerbada nas pessoas. E não nas relações empresa x funcionários.


Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental é a teoria que trouxe um novo enfoque na Teoria Administrativa. Sua perspectiva apesar de ser, o comportamento humano, leva em conta o ambiente organizacional. Esta teoria teve uma grande influência em sua formação a partir do surgimento de idéias e conclusões de uma nova perspectiva humana. A base da teoria comportamental se baseia em três pontos :
a)            Foco nas pessoas;

b)           Preocupação com o processo de trabalho e;
c)            Estudo do comportamento humano.

A Teoria Comportamental se deu a partir do trabalho e dos conceitos elaborados por Herbert A Simon em 1947. A Teoria Comportamental foi a partir daí melhor definida e ampliada com outros teóricos como Lewin e Motta, entre outros.
De acordo com Chiavenato a Teoria Comportamental , apresenta diversos e diferentes estilos de Administração, dependendo do estilo da formação e da mentalidade que os administradores utilizam dentro das empresas. McGregor estabeleceu duas concepções antagônicas :


Teoria X :





- O Homem é indolente por natureza;
            - O Homem só trabalha por dinheiro;
       - O Homem não têm ambição de assumir responsabilidades, nem de nem de evoluir com a empresa;
           - O Homem prefere ser dirigido , pois isso lhe traz segurança;
           - Os objetivos do homem são diferentes dos da Empresa.

A administração é responsável por toda a organização da empresa , visando unicamente os fins econômicos.

Teoria Y :
- O Homem  não tem prazer em trabalhar;
- As pessoas se tornam resistentes por experiências negativas em outras empresas;
- O Homem têm capacidade de aprender, imaginar e a procurar responsabilidade;
- O Homem têm motivações básicas e potencial de desenvolvimento.

A Administração é encarada como meio de criar condições  para que as pessoas desenvolvam suas aptidões e competências, atingindo os objetivos individuais.
Partindo do princípio da diversidade administrativa entre as empresa Likert, propõe um esquema em que considera quatro variáveis : Processo Decisório, Sistema de Comunicação, Relacionamento Interpessoal e Sistema de recompensas.
1-            Autoritário Coercitivo : Controle rígido de todos os acontecimentos na Empresa;
2-            Autoritário Benevolente : Controle menos rígido das atividades , mas as decisões continuam na cúpula administrativa;
3-            Consultivo : As decisões são participativas e consultivas aos demais níveis hierárquicos e;
4-            Participativo:  Democrático é aberto e as decisões são descentralizadas.

A Teoria Comportamental vê a Organização como um sistema de decisões, onde cada membro participa de forma racional e consciente. O Tomador de decisões estabelece preferências, formula estratégias para conseguir os resultados. O comportamento administrativo procura a alternativa mas satisfatória.
•             O comportamento organizacional analisa e estuda o funcionamento e a estrutura das organizações .
•       As relações de intercâmbio partem do pressuposto de que um indivíduo espera que suas satisfações sejam maiores que seus esforços;
•             Os funcionários esperam que os incentivos recebidos por parte da empresa, sejam vantajosos para compensar o esforço extra que estão dispostos a fazer.
 A Teoria comportamental é importante face ao grande volume de pesquisas realizadas e apresentadas de forma clara pelos seus autores. Porém essa teoria errou ao padronizar os fenômenos do comportamento ,não levando em conta as diferenças individuais. Mary Parker Follet, foi uma, entre outros autores a,  das mais ou por que não dizer, a mais importante, da escola das relações humanas e suas idéias revolucionaram na época. Até hoje continuam um desafio. Ela enxergou, que o ser humano somente se desenvolve quando é submetido a uma grande carga de responsabilidade.
Sua principais motivações :
-  Resposta Circular :  as relações entre as  pessoas estão em constante modificação;
- Sofre conflito construtivo : afirma que as divergências são importantes  porque revelam uma diferença de opinião e que as soluções possíveis são : - dominação, onde o lado mais forte prevalece;  um meio termo, conhecido como conciliação e a integração onde as necessidades são superiores.

 Fonte: Introdução á TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, de Idalberto Chiavenato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário